13.5.13

Com que frequência lavar os cabelos? Parte I

Fiz um teste de porquice em nome da ciência.
Eu aprendi da minha mãe que devia lavar os cabelos todos os dias. Ela me dizia inclusive o ponto em que ele estava realmente limpo: devia lavar tantas vezes até que passasse os dedos pelo fio e ele fizesse um barulhinho - isso indicaria que ele estava bem limpo. E fiz isso até poucos anos atrás.
Como já comentei aqui, meu cabelo é muito, muito seco.
Quando comecei a fazer progressivas (as primeiras exigiam que não se lavasse o cabelo por três dias), ouvia as pessoas falando que a parte ruim era aguentar o cabelo sujo até poder lavar. Mas pra minha surpresa, percebi que comigo, a cada dia que passava, o cabelo ficava melhor, mais acomodado. E no terceiro dia é que parecia que o bichinho estava feliz. Parecia tinha gostado da folga do banho.
Passava de assim:

a assim:

A partir daí resolvi lavar um dia sim e um não.
Quando comecei a querer me informar mais sobre cabelos, percebi que tinha gente que lavava a cada 4 dias e confesso que me choquei...  Quando descobri então que gente que eu consideraria esclarecida no assunto lava o cabelo uma só vez na semana, aí percebi que eu estava mal-informada.
Comecei a ler mais a fundo sobre o assunto (o nome do blog vem daí, porque eu tenho mania de não me aquietar enquanto não acho que reuni informações suficientes pra formar uma opinião) e ver que os argumentos faziam sentido: se a natureza é perfeita (nem tanto, vá lá, mas na maioria das vezes sim), é porque ela sabe o que é bom pra ela, não é? E se ela produz a oleosidade natural, porque estou teimando em tirar com shampoo pra depois ter que repor com outros produtos?
Acabei achando por aí este texto (que confesso ainda não ter lido todo - quero ler com calma) falando sobre experimentos científicos com cabelos, e me fez pensar ainda mais: Fio por fio.
Esse texto aqui também é muito interessante.
Então lá fui eu pro teste de porquice em questão, tudo em nome da ciência. rs
Minha dúvida:
Quantos dias meu cabelo levaria pra começar a demonstrar oleosidade?
Conheço pessoas que lavam o cabelo de manhã e no fim do dia já teriam que lavar novamente. Mas o meu, quando pediria banho? O coitadinho nunca teve chance de falar, porque eu nunca deixei.
Bem, no dia 1 lavei, fiz escova e passei óleo de argan, como de costume (sem dó, nem piedade). E fui deixando.
Mesmo com o óleo de argan, os dias passavam e ele ali feliz, contente e (sim!) cheiroso, minha gente! E olha que meu olfato é dos bons e eu fiz a minha família toda dar seu parecer dia a dia! hahaha
Resultado final do teste:


6° dia
Ele foi firme e forte durante 6 dias inteiros. Nada de cheiro, nada de coceira, nada de sujeira.
No que seria o sétimo dia foi que ele começou a demonstrar início de oleosidade, e então lavei.

Então, afinal, com que frequência lavar os cabelos?

Segundo o texto que citei acima,
"O ideal é lavar a cabeça o menor número possível de vezes ao longo da semana. “A decisão de quando se deve lavar o cabelo depende da percepção pessoal de que o cabelo está sujo e precisa ser lavado”, afirma Inés. E não há regras, uma vez que as características dos fios e do couro cabeludo variam de uma pessoa para outra, assim como é diferente o nível e o tipo de poluição a que se está exposto diariamente."
Pelo teste que fiz, vi que estava certa: meu cabelo não é daqueles que suja fácil e é quase desprovido de oleosidade natural, coitadinho.
Mas vou seguir lavando dia sim, dia não, porque é o máximo de tempo que eu aguento sem lavar, não tem jeito!

Edit:
Li mais sobre o assunto, e escrevi a parte II aqui!

2 comentários:

  1. Adorei, Pati.
    O meu eu lavo dia sim dia não. Às vezes rola de lavar dia sim, dois não, mas aí ele já está no limite das forças.

    ResponderExcluir
  2. Caramba!!! Se eu deixar 6 dias sem lavar, certo que serei presa!! Kkkkk
    Elaine

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...